quinta-feira, 20 de maio de 2010

Benefícios da Prática de Kung Fu1

Benefícios da Prática de Kung Fu

BENEFÍCIOS FÍSICOS

o Controle do Peso Corporal

o Melhor Mobilidade Articular

o Melhor Resistência Física

o Aumento da Densidade Óssea

o Melhor Força Muscular

o Diminuição da Pressão Arterial

o Melhor Flexibilidade

BENEFÍCIOS PSICOSSOCIAIS

Aumento da Auto-estima (Consciência corporal)

Aumento da Autoconfiança (Segurança pessoal)

Diminuição de Processos Depressivos (Consciência energética)

Alivia o Stress (Consciência do presente)

Aumenta o Bem-estar (Consciência do equilíbrio – Físico/Mental)

BENEFÍCIOS NA FASE ESCOLAR

Aumento na Freqüência Escolar (Disposição)

Aumento do Desempenho Acadêmico/Vocacional (Concentração)

Aumento da Responsabilidade (Vontade)

Diminuição da Delinqüência e Reincidência (Saúde)

Melhoria das Relações entre Pais e Filhos (Disciplina)

BENEFÍCIOS NA FASE INFANTIL

Desenvolvimento da Disciplina (Perseverança)

Desenvolvimento da Concentração (Objetivos)

Respeito e Confiança (Social)

Desenvolvimento da Coordenação e Cooperação (Integração)

Desenvolvimento da Responsabilidade (Conscientização)

Espirito de Grupo (Liderança)





O QUE É KUNG FU? É uma arte marcial chinesa, criada há mais de 1500 anos. Seus movimentos de ataque e defesa foram inspirados na natureza e na observação dos movimentos dos animais. O Kung Fu é dividido em estilos, que variam de acordo com suas características. Os estilos que praticamos são o Choy Lay Fut, que apresenta características de cinco animais: tigre, pantera, garça, serpente e dragão; e o Ton Long (Louva-Deus), conhecido entre os especialistas como estilo das mil facetas. O Kung Fu também é conhecido como Wushu e Kuoshu.



NOSSA FILOSOFIA

Com raízes que datam de milhares de anos, desde o início de sua prática no Templo Shaolin, na China, o Kung Fu oferece o perfeito equilíbrio entre técnicas poderosas e uma rica filosofia de respeito e força interna centrada nas tradições. O Sifu Marco Serra combina estas técnicas e tradições com a moderna defesa pessoal e combate, para realizar um incomparável programa de treino, desenvolvendo em seus alunos uma integridade entre corpo/mente/espírito, para novas descobertas do potencial existente no ser humano. É este preciso equilíbrio juntamente com a nossa dedicada equipe de instrutores que criam uma atmosfera de motivação e tornam os treinos no Instituto de Kung Fu Shaolin energizantes e especiais.



GRÃO MESTRE TAT MAU WONG

O Grão-Mestre Tat Mau Wong vem se destacando nas artes marciais por mais de 35 anos. É conhecido em todo o sudeste da Ásia, Hong Kong e EUA por sua longa carreira de sucesso como lutador de full contact e campeão de formas. Hoje, o Grão-Mestre Tat Mau Wong é reconhecido por seu espírito inovador e por ter se tornado um grande promotor das Artes Marciais Chinesas.

Suas academias são prova de seus esforços para divulgar os benefícios desta arte à comunidade e às novas gerações através de seus campeonatos.

GRÃO MESTRE LI WING KAY

O Grão-Mestre Li Wing Kay é um dos pioneiros do Kung Fu Brasileiro. Tem reconhecimento em todo o mundo pela dedicação e desenvolvimento da Arte Marcial Chinesa.

Hoje, o Grão-Mestre Li Wing Kay é uma das maiores autoridades na área na América do Sul, tendo como um dos muitos cargos exercido Presidente da Federação Panamericana de Kuoshu, dentro um rico e exemplar currículo.

Suas escolas, campeonatos e trabalhos realizados em Federações e Confederações, são algumas das provas de seus esforços para divulgar os benefícios desta arte à comunidade e às novas gerações através de seu trabalho.



MESTRE (Sifu)Marco Serra

O Sifu Marco Serra vêm evoluindo nas artes marciais há mais de vinte anos. Precursor da Federação Paulista e Confederação Brasileira de Kung Fu é renomado por seu trabalho realizado para o desenvolvimento e divulgação das Artes Marciais Chinesas.

Detêm a maior graduação dos estilos Ton Long e Choy Lay Fut no Brasil.

Foi graduado com o título de Mestre (Sifu) em 1997.

É fundador e diretor do Instituto de Kung Fu Shaolin, na qual escola e alunos já alcançam reconhecimento nacional e internacional.

É fundador e diretor do Instituto de Kung Fu Shaolin.

Terapeuta nas áreas de medicina chinesa e chi kun.



Daneil Tomizaki

Mestre Tomizaki nasceu e criou-se no Brasil. Começou a praticar kung fu em 1980, sob a orientação do Sifu Dirceu Camargo e Mestre Li Wing Kay aprendendo Ton Long (Louva-a-Deus) e Ien Jiao (Garra de Águia). Ele foi o primeiro aluno a receber a faixa preta do estilo Ton Long no Brasil. Em 1989, ele se mudou para os EUA onde iniciou os treinos de Choy Lay Fut sob a orientação do Mestre Tat-Mau Wong. Graduou-se com o título de Sifu em 1997. Ele também é faixa preta em Shuai Chiao sob a orientação do Mestre Li Wing Kay.

Sua carreira e seu currículo demonstram dedicação à arte Marcial Chinesa.

• Por 31 (trinta e uma vezes) – 1o. lugar em formas, armas, luta, dança do leão e combate total em competições nos EUA, Canadá e Brasil

• Por 8 (oito vezes) – o grande campeão Grand Championship awards

• Atual campeão do 4 Star International Grand Champion

• Já fez demonstrações nos EUA, Canadá, Brasil e Cingapura

• Treinou no templo de Shaolin na China

• Ensina kung fu para crianças, adultos e idosos há mais de 23 anos

Mestre Tomizaki traz alegria e intensidade para a academia.“ Mais prática leva à melhor perfeição”, diz aos seus alunos durante os exercícios técnicos. É um forte adepto da importância da repetição e atenção aos detalhes para aperfeiçoar os básicos, pois sem esse domínio a mais avançada técnica de nada servirá. Apesar de ser um eterno praticante de kung fu, Mestre Tomizaki também praticou outros esportes, como por exemplo: handebol, natação, tênis de mesa, eventos de atletismo, vôlei, basquete e ginástica olimpica. Aperfeiçoar-se é seu desejo, para ser um grande campeão em todos os segmentos de sua vida e, evidentemente, ser sempre o melhor exemplo para seus alunos.





INSTRUTORES

Seguindo os passos do Sifu Serra , nossos Instrutores Faixas Pretas profissionais são especialistas na arte do Kung Fu assim como na arte do Ensino.

Cada instrutor é cuidadosamente selecionado e especialmente treinados através do Programa de Treinamento de Instrutores. São continuamente atualizados e aperfeiçoados em suas técnicas e habilidades provendo nossos alunos de um alto nível de qualidade de instrução e atenção personalizada.

Passam por aperfeiçoamento técnico e ainda desenvolvem técnicas específicas de defesa pessoal, armas tradicionais, técnicas de combate, imobilização de solo, shuai chiau (judô chinês), dança do leão e dragão (cultura), historia e filosofia (tradição) e chi kun (desenvolvimento do Chi).

Esta capacitação culmina em despertar em cada aluno novos potenciais e novos conceitos de qualidade de vida, ou ainda excelentes resultados em competições Nacionais e Internacionais, para os interessados. Com nossa experiência já formamos Campeões Regionais, Estaduais, Brasileiros, Internacionais e também Campeões Mundiais.

Nossa metodologia propicia atendimento personalizado, mantendo assim um alto nível de aproveitamento e desenvolvimento de nossos alunos.

Nossos instrutores têm um profundo conhecimento, dedicação e experiência o que os capacita como grandes professores e motivadores. Além disso, por trás de suas técnicas estão seu coração e sua alma, transmitindo aos alunos uma experiência muito mais rica e diversificada do que a oferecida em qualquer outro programa de treino.

Somente esse domínio técnico não faz um Instrutor. Uma grande habilidade, combinada com determinação para atingir a excelência, o amor pelo ensino e o desejo de ajudar outros a aprenderem e se beneficiarem, é o que forma um Instrutor no Instituto de Kung Fu Shaolin.



CHOY LAY FU e TON LONG

São dois dos mais populares estilos de Kung Fu, por serem fortes, rápidos, diversificados e eficazes. Apesar de cada um deles ter sua própria característica, ambos combinam velocidade e força com graça e beleza, uma multiplicidade de técnicas de chutes, rasteiras e técnicas de curto, médio e longo alcance. Inclue-se ainda técnicas com armas tradicionais como bastão, lança, espada, corrente, punhais e outras.

A ORIGEM DO CHOY LAY FUT

A mais de um século atrás, um jovem chamado Chan-Heung, que amava as artes marciais, já havia tido uma profunda formação nestas artes sob a orientação de um monge Shaolin, Choy-Fok. Choy-Fok o apresentou para um famoso artista marcial chamado Lay Yau-Shan. Chan-Heung então, o seguiu para aprender Lay-Kar Kung Fu, que era renomado por sua bravura em combate e movimentos rápidos. Como Choy-Fok e Lay Yau-Shan estavam satisfeitos com seu progresso e suas conquistas, eles o encorajaram a percorrer um longo caminho até a montanha Bak-Pai que ficava na China central, para seguir um Monge chamado "Grama Verde" e aprender o sofisticado estilo Palmas de Buda e seu poderoso golpe com a palma da mão. Chan-Heung foi aceito pelo Monge Grama Verde e, sob sua instrução, Chan adquiriu mais conhecimentos. Quando Chan-Heung voltou para casa, suas habilidades no Kung Fu eram soberbas e seu talento começou a ser admirado. Como o estilo de Chan-Heung englobava o de seus três professores e também suas próprias descobertas e experiências, ele havia desenvolvido um novo estilo de Kung Fu que era único e completo. Para popularizar sua arte e torná-la fácil de se identificar, Chan-Heung a chamou de "Choy Lay Fut".

Porque ele escolheu este nome?A principal razão foi que Chan-Heung queria expressar o seu respeito e gratidão aos seus professores. Chan pegou o nome de seu primeiro e segundo professores, "Choy" e "Lay" respectivamente como as duas primeiras palavras, já que o seu terceiro professor, "Monge Grama Verde" tinha abandonado seu nome original devido a sua devoção ao monastério. Chan usou a palavra "Buddha" (Fut) que era a religião que o monge pregava e a colocou como a terceira palavra do nome de seu estilo. As três palavras, "Choy", "Lay" e "Fut" juntas, se tornaram um estilo de Kung Fu que vem até nossos dias e que se tornou um dos estilos mais praticados na atualidade.



TON LONG e CHOY LAY FUT

São dois dos mais populares estilos de Kung Fu, por serem fortes, rápidos, diversificados e eficazes. Apesar de cada um deles ter sua própria característica, ambos combinam velocidade e força com graça e beleza, uma multiplicidade de técnicas de chutes, rasteiras e técnicas de curto, médio e longo alcance. Inclue-se ainda técnicas com armas tradicionais como bastão, lança, espada, corrente, punhais e outras. A

ORIGEM DO LOUVA A DEUS

O inseto cuja aparência é a de maior devoto do mundo, tem que ser o Louva a Deus. Este inseto se tornou venerado, não por causa de sua aparente aura de religiosidade mas, por causa de sua reconhecida ferocidade, combatividade e tenacidade de vida. E, por tudo isso é que há trezentos e cinqüenta anos atrás o Mestre Wang Lang criou o estilo Louva Deus.

Wang Lang foi um lutador de espada de superior qualidade. Apesar disso sofreu inúmeras derrotas quando pôs sua habilidade a prova. Um dia, quando estava em baixo de uma árvore começou a observar um Louva Deus lutando por sua vida.

O Louva Deus, após vencer a batalha ainda consumiu sua vítima. Wang Lang, impressionado com o que havia observado, capturou o inseto vitorioso e começou a observar seus movimentos defensivos e ofensivos.

Usando um graveto de pequeno comprimento ele cutucava e provocava o Louva Deus em todas as direções e o inseto se defendia. O perseverante inseto tornou-se sua inspiração para seu novo sistema de luta.

Com um cuidado meticuloso Wang Lang ordenou os movimentos defensivos e ofensivos do inseto em uma arte de luta humana. Depois de sua preparação pessoal novamente Wang Lang testou seu novo estilo contra Mestres do Templo Shaolin e desta vez foi vitorioso.

A palavra de sua vitória se espalhou pelas províncias e Wang Lang foi considerado o novo herói das artes marciais. Sua escola do estilo Louva Deus se tornou extremamente proeminente no Nordeste da China, considerada por alguns como sendo a maior durante seu tempo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário